No dia 11/04/2013, teve início o Ciclo de Debates dos textos de Ivo Tonet (Educação e emancipação humana). Na
discussão abordamos a constituição histórica da educação. Com enfoque na
sociedade capitalista, onde percebemos o rompimento entre o trabalho material e
as atividades intelectuais, alterando assim a concepção de formação humana. Tonet, nos mostra que no capitalismo a formação é
deformada como simples preparação para o trabalho e jamais voltada para
princípios ideológicos. Trata-se, a partir de então, de simples formação de mão
de obra para o capital. O caráter de mercadoria da força de trabalho não é
questionado, e a formação vira um processo de transformação do homem em mais
uma mercadoria dentre tantas.
Uma sociedade que pretenda uma educação para a formação dos
indivíduos comprometidos com a construção de uma nova sociedade precisa
resgatar a teoria marxista, naquelas interpretações mais radicais e
revolucionarias. Implica em desenvolver atividades que incentivem a
participação nas lutas sociais, que estejam articuladas com a transformação da
sociedade e não apenas com a cidadania.
Segundo Marx, as idéias só transformam a mente das pessoas, para
transformar a realidade, é preciso muito mais, é preciso atitude, ousadia,
iniciativa e ações práticas e concretas. Nesse sentido, a educação vem sendo
colocada por profissionais e pensadores da área como um ideal a ser perseguido:
a educação que forma o homem integralmente, ou seja, indivíduos criativos,
participativos e críticos.
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