GTSSEDU na Câmara de vereadores da Cachoeira



Clique duas vezes na imagem acima para visualisá-la em tamanho maior.
   


Cachoeira, 30 de agosto de 2010


Disurso da professora Marcela Mary José da Silva,
docente do curso de Serviço Social do CAHL/UFRB,
coordenadora do Grupo de Trabalho de Serviço Social na Educação.


Excelentíssimo Sr presidente da Câmara de Vereadores da Cachoeira e demais membros desta Casa da Cidadania. Demais autoridades locais presentes e membros dessa maravilhosa comunidade de Cachoeira. Boa noite a todos!

Agradeço o espaço dado para a explanação sobre a importância do Serviço Social na Educação.

A vinda do curso de Serviço Social na Educação através da UFRB trouxe de forma vigorosa e atuante as ações de Serviço Social para a comunidade.

Em fevereiro de 2010 realizou-se o primeiro curso de extensão de Serviço Social desafios e perspectivas. Nesse evento que aconteceu na Fundação Hansen Bahia alem de discutidos assuntos como serviço social e educação como direito social foram debatidos os projetos de lei em nível estadual para a inclusão do serviço social nas escolas pelas 50 pessoas que se fizeram presentes no encontro. Desse encontro saiu o indicativo da formação de um Grupo de Trabalho de Serviço Social na Educação para que déssemos continuidade aos debates e às ações sobre o tema. O curso ficou sob coordenação dos docentes do curso de serviço social da UFRB.

Através desse GRUPO DE TRABALHO, como é conhecido, foram realizados mais dois cursos de extensão, um em Feira de Santana e outro novamente em Cachoeira, ambos no mês de junho com o objetivo de disseminar a discussão sobre a necessidade dos profissionais de serviço social nas escolas. Com essas ações o Grupo de Trabalho foi ficando cada vez mais conhecido e outros municípios solicitaram a nossa presença para o desenvolvimento de cursos e ações, ao mesmo tempo em que o Grupo de Trabalho esteve presente em ações desenvolvidas pela Comissão de Educação do Conselho Regional de Serviço Social, em outras universidades e em atividades de vereadores e deputados em outros municípios. O GT também esteve presente num nacional de assistentes sociais em Brasília onde manteve contato com o Grupo de Trabalho Nacional.

Observamos que Cachoeira precisa fazer jus a sua historia e ser pioneira nessa tarefa tão importante para o desenvolvimento da cidade. A Secretaria Municipal de Educação na pessoa de seu secretario acolheu uma pesquisa sobre as expressões da questão social no interior das escolas em Cachoeira. Iniciativa única nessa área no Brasil que une estudantes do curso de Serviço Social da UFRB, professores da rede municipal, estudantes de outras universidades e profissionais de Serviço Social que fazem parte do Grupo de Trabalho.

Em Cachoeira, segundo dados de 2009 existem 45 escolas com mais de 4600 estudantes. São mais de 200 professores atuando em 30 comunidades diferentes formando 6 núcleos.

Os professores têm uma formação cujo foco é os processos de aprendizagem, a relação com os conteúdos e a formação do perfil dos estudantes. Mas tanto esses professores, diretores e estudantes dessas escolas encontram-se sobre grande pressão dos problemas sociais que cada vez mais interferem nos resultados das escolas, no desempenho dos professores e alunos e na gestão municipal.

O desemprego dos país, a pobreza, o alcoolismo, as drogas as dificuldades nos lares e a violência vêm acelerando os fenômenos evasão escolar abandono, repetência e as diversas formas de violência no interior da escolas.

Esses fenômenos têm fragilizado a instituição escolar e por sua vez perde sua forca e respeito na organização comunitária. A escola tem grande poder de organizar, unificar e desenvolver a comunidade. Todos os sujeitos que atuam sofrem conseqüências da combinação desses problemas e não tem formação nem instrumentos para lhe dar com essas questões que profissional então poderia, mapeando a realidade dessas escolas e desenvolvendo projetos poderiam em comum acordo com direção, professores, comunidade e funcionários, desenvolver projetos que promovessem impactos para essas comunidades articulados com a proposta de desenvolvimento do município.

O profissional de serviço social tem essa formação específica e pode com sua presença, com seus instrumentos usar suas competências e atribuições profissionais criar um ambiente propício para que os professores os funcionários, os diretores, os alunos e sua família possam desenvolver suas atividades com maior eficiência e autonomia.

E nesse lugar que se revela a necessidade e relevância do profissional de serviço social nas escolas o que pode alavancar em articulação com as políticas de assistência em curso no município o desenvolvimento de Cachoeira através de uma atuação em rede.

Com essa iniciativa, Cachoeira se tornara um exemplo, pois se tornara pioneira na verdade Cachoeira já e pioneira visto que e a primeira vez que uma Câmara dos Vereadores recebe uma assistente social e docente para falar sobre a inserção do assistente social na escola em todo Brasil isso mostra o perfil da gestão municipal e seu interesse em trabalhar pelo direito social fato que une Câmara de Vereadores, o prefeito e seus secretários, o curso de Serviço Social e a UFRB com seu grupo de docentes e discentes. Por esse motivo os senhores já entraram na historia dessa luta que vem sendo desenvolvida em todo Brasil. Esta em transito no congresso nacional um projeto de lei para dar conta da inserção desse profissional nas escolas. Na Assembléia Legislativa da Bahia encontram-se dois projetos para a inserção em nível estadual e, em nível municipal Salvador tem um indicativo de Projeto de Lei que já nas mãos do prefeito João Henrique que recebeu o Grupo de Trabalho de Serviço Social junto com o vereador Palhinha que e o autor desse projeto.

Hoje eu não estou aqui falando só como coordenadora do Grupo de Trabalho. Sei que conto com toda a comunidade do curso de Serviço Social, discentes e docentes e com o apoio de toda UFRB que trouxe o primeiro curso de Serviço Social publico desse Estado motivo de grande orgulho não só para o município de Cachoeira mas como todas as assistentes sociais da Bahia.

Sei que toda comunidade Cachoeirana que cada vez mais clama por aprimoramento dos direitos sociais também concordará com a presença desse profissional que atuará nas questões que fazem parte do panorama social e afetam a dinâmica da comunidade escolar, não concorrendo com a função pedagógica que é de específica dos professores.

Solenemente concluo solicitando que essa casa sedie uma audiência publica para que a comunidade possa discutir e participar desse processo, ao mesmo tempo que solicito que essa Câmara elabore um projeto que possa chegar as mãos do prefeito e dessa forma garantirmos o pioneirismo da cidade de Cachoeira na inserção do serviço social nas escolas, fazendo com que Cachoeira se torne referencia nacional de como se garantir direitos sociais no interior das escolas para o aprimoramento do desenvolvimento da comunidade e do município.

O sucesso escolar tão almejado por todos: família, alunos e professores, diretores, vereadores e secretários e prefeitos será atingido na medida em que haja uma grande articulação entre os direitos sociais expressos através das políticas públicas e o profissional de serviço social pode, através da mobilização social, tornar o sucesso escolar tão almejado por todos algo contínuo no município que vai se traduzir no desenvolvimento de todas as potencialidades do mesmo. Agradeço a esse espaço que foi cedido ao mesmo tempo em que conclamo a todos para materializar essa demanda que colocara Cachoeira em uma posição de destaque através do trabalho realizado demonstrando que é relevante a inserção dos assistentes sociais no espaço escolar.

Sinceramente muito obrigada.

Um comentário:

  1. Parabens para todos(as) nós, essa é apenas um dos primeiros passos na nossa longa caminhada, que com certeza será de muitas realizações.
    abraços!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos é de grande importância. Agradecemos!