Câmaras municipais, a exemplo de Salvador, Cachoeira e Santo Amaro, vêm encaminhando a discussão do GTSSEDU de forma sistemática e por sua vez defendido a presença do assistente social nas escolas. O Conselho Federal de Serviço Social tem travado uma luta constante no acompanhamento destes projetos. Essa demanda tem sido amplamente estudada e é eminente a presença desse profissional nas escolas estaduais baianas pela presença de dois Projetos de Lei de autoria dos deputados baianos Javier Alfaya (PCdoB) e Yuli Oiticica (PT), e do Vereador de Salvador Palhinha (PDC), ambos convidados aos debates instaurados nos municípios pelo Grupo de Trabalho de Serviço Social na Educação – UFRB/CAHL com a realização dos cursos de Extensão.
No dia 30 de agosto, na Tribuna Livre da Câmara Municipal da Cachoeira o GTSSEDU, na pessoa de sua coordenadora Marcela Silva, teve a possibilidade de explicitar essa discussão junto aos vereadores e demais membros da comunidade presentes e ouvintes da Magnífica FM, rádio transmissora da audiência, solicitando a elaboração de um Projeto de Lei Municipal sobre a inserção dos assistentes sociais nas escolas, recentemente aprovado o seu processo de criação em parceria com o grupo.
Professora Marcela Silva salientou também a necessidade de ampliação do debate, sendo oportuna a proposta da Audiência Pública que ocorreu no dia 23 de novembro.
A comunidade teve a oportunidade de discutir e participar desse processo, fazendo com que o município se torne uma das referências nacionais de como se garantir direitos sociais no interior das escolas para o aprimoramento do desenvolvimento da comunidade.
No Curso de Extensão ofertado em Santo Amaro também foi proposto a participação do GTSSEDU numa Audiência Pública na Câmara Municipal da cidade, um encontro exitoso objetivado no primeiro dia do mês de dezembro.
| GTSSEDU na Tribuna Livre na Câmara Municipal da Cachoeira |
| Audiência Pública em Cachoeira |
| Audiência Pública em Santo Amaro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário nos é de grande importância. Agradecemos!