A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA

Atualmente, nossa sociedade vem se tornando palco das mais diversas e intensas expressões da questão social. Essas expressões tem se intensificado no interior das escolas envolvendo todos os sujeitos da comunidade escolar.

De acordo com Souza (2009) o Assistente Social se constrói e se reconhece na área de educação a partir do conhecimento dos saberes e competências pertinentes para intervir neste contexto. O profissional de Serviço Social esta habilitado a não apenas lidar com os diversos perfis de educandos e suas respectivas realidade social. A presença deste profissional nas escolas e universidades pode se tornar uma ponte entre as necessidades comunitárias e as necessidades de todos sujeitos que trabalham no espaço da educação. 

Ao mesmo tempo, a atuação do profissional de Serviço Social contribuiu para a pratica profissional dos educadores, considerando que o trabalho junto a comunidade, à família, e os demais sujeitos da comunidade escolar interferem na relação ensino e aprendizagem por conta do peso da realidade social que envolvem as comunidades onde as escolas estão.

 O Assistente Social possui conhecimentos específicos que propiciam a compreensão da realidade social no âmbito econômico, político, ético e cultural, podendo então propor ações coletivas que visem a transformação social, fazendo do espaço educacional um caminho para a garantia de direitos sociais, de construção da cidadania e de um projeto societário democrático.

9 comentários:

  1. ana paula cavalacante bezerra20 de outubro de 2011 às 13:56

    Gostei muito do artigo, estou no quarto semestre do curso e estou fazendo eu projeto de pesquisa justo nessa área, a educação.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do artigo, estou querendo faer meu TCC nesta area, por que aqui na minha cidade não tem nemhum profissional nesta area, e tem grande necessidade.

    Maria AUREA

    ResponderExcluir
  3. EXCELENTE ARTIGO... ESTOU NO 7ª PERIODO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL E MEU TCC FALA EXATAMENTE SOBRE A IMPORTANCIA DESTE PROFISSIONAL NA AREA EDUCACIONAL..
    SE TIVER OUTROS ARTIGOS COMPARTI-LHE COMIGO, SÓ VAI ENRIQUECER MEU PROJETO.

    ResponderExcluir
  4. estou fazendo o meu tcc abordando esse tema , gostaria de saber mais. E a realidade de um Assistente Social na escola.

    ResponderExcluir
  5. Estou no 7º Semestre (Serviço Social) e gostaria de ter acesso ao material referente A importância do Serviço Social na área da saúde privada.

    Fico noaguardo

    ResponderExcluir
  6. boa contribuição, estou fazendo o tcc sobre a prática do assistente na atualidade, e um dos pontos abordados são os novos espaços ocupacionais, e este é um dos pesquisados...somente faltou acrescentar a Lei que regulamenta esta prática nas escolas, que terei que procurar em outro site, mas tá valendo,abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Sou Assistente Social, mas em minha cidade Espinosa não possui esse cargo, Assistente social na Escola não tem, só tem propaganda do Governo de Minas.

    ResponderExcluir
  8. sou Assistente Social há dois anos de Formação, pós graduada na área da educação e mestranda em ciência da educação compreendo a importância deste profissional escola tendo em vista que o assistente social enfrenta um novo desafio inserido na educação.

    ResponderExcluir

Seu comentário nos é de grande importância. Agradecemos!