No dia 11/04/2013, teve início o Ciclo de Debates dos textos de Ivo Tonet (Educação e emancipação humana). Na discussão abordamos a constituição histórica da educação. Com enfoque na sociedade capitalista, onde percebemos o rompimento entre o trabalho material e as atividades intelectuais, alterando assim a concepção de formação humana. Tonet, nos mostra que no capitalismo a formação é deformada como simples preparação para o trabalho e jamais voltada para princípios ideológicos. Trata-se, a partir de então, de simples formação de mão de obra para o capital. O caráter de mercadoria da força de trabalho não é questionado, e a formação vira um processo de transformação do homem em mais uma mercadoria dentre tantas.
Uma sociedade que pretenda uma educação para a formação dos indivíduos comprometidos com a construção de uma nova sociedade precisa resgatar a teoria marxista, naquelas interpretações mais radicais e revolucionarias. Implica em desenvolver atividades que incentivem a participação nas lutas sociais, que estejam articuladas com a transformação da sociedade e não apenas com a cidadania.
Segundo Marx, as idéias só transformam a mente das pessoas, para transformar a realidade, é preciso muito mais, é preciso atitude, ousadia, iniciativa e ações práticas e concretas. Nesse sentido, a educação vem sendo colocada por profissionais e pensadores da área como um ideal a ser perseguido: a educação que forma o homem integralmente, ou seja, indivíduos criativos, participativos e críticos.

O Grupo de Trabalho GTSSEDU recomenda a leitura do artigo Educação e Emancipação Humana, de Ivo Tonet. Disponível em: http://www.ivotonet.xpg.com.br/arquivos/EDUCACAO_CIDADANIA_E_EMANCIPACAO_HUMANA.pdf

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